Quantcast
Channel: It Random » Guias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Guia para enviar seus livros pelo Correio

0
0

d47ae-pombocorreio2

Hey, queridos!

Nossa, eu acabei me enrolando nesse final de semana e não consegui postar Mailbox nem nada, maaas… Hoje eu, finalmente, encontrei um atendente de correios prestativo que sacava tudo de Registro Módico e que me explicou os paranauê todo que me deixava confusa. Então vos pergunto: Com dúvida de como enviar seus livros? Qual é o jeito mais barato? Qual tem código? O Book Petit vai te ensinar tudo, desde a embalagem até o rastreio!

Depois que fiz uma limpa na estante e coloquei vários livros para troca -milagre, eu sei- várias pessoas com as quais troquei me perguntavam como que eu enviava, qual era o método, se tinha rastreio e tal… Então resolvi finalmente tomar vergonha e fazer esse post que eu já queria escrever faz tempo, mas não tinha a sagacidade necessária na época. (Hoje em dia eu praticamente bato ponto naquela agência)

1. O pacote

Vamos começar do básico: a embalagem. Deus, o mundo e mais alguém sabem que se você não embalar bem o livro e ameaçar o atendente dos correios -e aquela caneta falha maldita- de morte, é bem possível que ele chegue com avarias ao seu destino.

Uma caixinha é muito bacana, você pode encontrar uma do tamanho certo do seu livro e encher de jornal, plástico bolha ou afins, para que ele não fique sambando lá dentro. No próprio correio eles te dão várias opções de tamanho e tipos diferentes, até com desenhos. (E você vai poder deixar o atendente rabiscar o quanto ele quiser que não vai acontecer nada.)

Outra opção bacana é o envelope que já vem forrado com plástico bolha por dentro, que é uma mão na roda para quem não tem um estoque de plástico bolha em casa – seja porque não costuma comprar muitos livros por site, seja porque tem dedinhos nervosos.

Todas as duas opções podem ser encontradas na maioria nos correios. Veja bem, já aconteceu comigo de não terem nenhuma das duas opções e só terem aquele envelope furreca e fininho que não vai proteger em nada o seu livro. Então é sempre bom ter um plano B caso você dê azar e todas as embalagens boas tenham sido comidas por porquinhos da índia mutantes.

Então eu vou ensinar a vocês a maneira prática, simples e barata com que eu embalo meus livros para envio e que -até agora- tem dado muito certo.

Você precisa de:
• Envelope de Papel Pardo
- é grossinho, resistente e custa em torno de R$0,10.
• Plástico Bolha
- vem em praticamente qualquer bagaça que você compra na internet hoje, é legal guardar para reutilizar nessas horas.
• Durex
- fita adesiva, dupla face, fita crepe…

Muito bem, primeiramente você enrola o livro com uma camada de plástico bolha e prende com o durex para que ela não saia/enrole na viagem. Já recebi livros que vieram embalados em 367234 e trocentas mais camadas de plástico bolha, e não tem necessidade de tanto! Tudo bem que seu livro vai estar quase embalado à vácuo e definitivamente não vai sofrer dano, mas faz com que o volume e o peso aumentem -e vocês sabem que o valor é calculado nisso, né?

Uma camada é o suficiente e protege muito bem. Também tem gente que enrola o livro com aquele plástico mais grosso, com ou sem uma camada de plástico bolha. Até agora os que chegaram aqui estavam bem só com o plástico, mas vai saber.

Escreva todos os dados do remetente (você que está enviando -é para onde o livro vai voltar caso a entrega não seja efetuada) na parte de trás e o destinatário (quem vai receber) na frente do envelope, e acima, mais ou menos no meio do envelope, escreva também “Registro Módico”. Fazer tudo isso não só agiliza o processo para você como também para o atendente -e quanto menos coisa ele precisar escrever com a bic de ponta requentada, melhor.

E pronto! Eu não costumo fechar o envelope, pois aqui na minha cidade eles gostam de conferir se é mesmo um livro que estou enviando, mas em alguns correios eles fazem você fechar o envelope e, se você diz que é um livro, por eles tudo bem. Mas não se preocupe, em todo caso tem sempre uma jarrinha daquela cola esperta deles para você usar lá na agência mesmo.

2. O Método de Envio

É aqui que a coisa fica interessante. Desde que comecei o blog que só ouço o pessoal falando de Registro Módico para todos os lados, mas tem um pequeno truque que eu, particularmente, nunca tinha ouvido ninguém falar, e que vai fazer toda a diferença na sua vida daqui em diante.

Primeiro, o que é o Registro Módico? É um método de envio exclusivo para livros, que tem taxas reduzidas, e sai in-fi-ni-ta-men-te mais barato do que enviar por PAC, que é o método básicão de envio geral.

Mas acontece que esse não é um método tão conhecido assim, nem mesmo pelos próprios atendentes do correio! Já cansei de me deparar com atendentes que não faziam a menor ideia do que se tratava e tinham que ficar caçando no computador deles lá – e eu quase dizendo “chega pra lá, moço, que eu faço”. Então você vai ter de chegar lá na cara dura mesmo e dizer que é por Registro Módico, por favor.

Porém…. até hoje eu precisava rebolar cada vez que um dos meus livros ultrapassava 500g. Todo santo atendente insistia em me dizer que esse era o limite máximo, sendo que vez ou outra eu pegava um que enviava meus livros de 502g sem nem piscar. Tem treta aí?

Acontece que tem um pequeno segredinho, que aposto que a maioria dos atendentes também não sabe, sobre o Registro Módico: existem duas maneiras de envio, carta e impresso, e ambas possuem a opção Registro Módico. Ou seja, cerveja, esse tempo todo eu vinha sofrendo com o peso por nada. (sofrer por peso é sempre furada, vê?)

Então quando você pedir para enviar por RM e o atendente disser que não pode porque ultrapassou 500g, fiquem espertos! Isso quer dizer que eles estão enviando como carta, é só pedir para enviar como impresso que não terá mais essa limitação de peso, continua sendo RM e o preço continua baixo.

3. O Rastreio

Outra maravilha do RM é que ele já vem com a opção de rastreio, então você não precisa nem pedir nem nada. O código de rastreio é um código de 13 dígitos, com números e letras, que serve para você acompanhar sua encomenda desde a postagem até o destino. Normalmente ele tem o formato RE0385936472BR, onde as duas letras da frente podem variar de acordo com a localização, mas as últimas são sempre BR.

Quando você enviar seus livros você vai receber um recibo parecido, se não igual, a esse da imagem:

6c96d-image6

Nesse recibo tem tudo pelo que você pagou, o cep do destino e o objeto, que é seu número de rastreio. Caso envie mais de uma encomenda virá repetido várias vezes esse mesmo padrão com cep e objeto de rastreio para cada uma.

Agora é fácil, há várias maneiras de acompanhar sua encomenda pelo país.

1. Site dos Correios
O mais óbvio, na página inicial mesmo você já vai ver a ferramenta de rastreio.

2. Aplicativos
Seja para Android ou IOS (apple), existem vários aplicativos legais como o Katapakote, o Muambator e o Chegou?, que te avisam sempre que o status da encomenda muda. Você cadastra todos os seus códigos de uma vez e eles enviam notificações sempre que alguma coisa muda.

3. Site Muambator
Seu celular não é tão inteligente assim? Sem problemas, o Muambator também é site! Ao invés de ficar entrando de 5 em 5 segundos no site dos correios e digitar cada código um por um, você cadastra todos e recebe avisos sempre que o status de um deles mudar.

E é isso, peeps!
Sei que ficou um pouco grandinho, mas eu quis deixar bem explicadinho para todo mundo entender, desde quem está começando agora até quem é velho de guerra mas está sempre atrás de dicas.
E vocês, alguma dica preciosa para enviar livros?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images

Trending Articles





Latest Images